Instalação franciscana deixa mensagem de justiça ambiental na Cúpula dos povos

O Serviço Inter-franciscano de Justiça, Paz e Ecologia (Sinfrajupe) marcou presença, além da participação no Grupo de Articulação da Cúpula dos Povos, com uma instalação que começou na Marcha dos Povos, no dia 20. As imagens podiam ser vistas de longe no “mar de pessoas”, que marchavam da Avenidade Rio Branco até a Cinelândia, centro do RJ. No dia seguinte, 21 de junho a exposição teve continuidade no parque do Aterro do Flamengo, onde acontecia a Cúpula dos Povos, no RJ.

Instalado em meio as palmeiras, os banners apresentavam a cosmovisão franciscana sobre a denúncia e o anúncio dos sinais de vida. Porém, o destaque foi para a imagen de franciscano de Assis, em posição de meditação – em posição de lotus.

A partir do Cântico das Crituras simbolizando a inspiração dos franciscanos no cuidado com a criação, com as lutas e a com preservação do planeta, os outros  dois conjuntos de banners denunciam as práticas que geram a destruição da vida, representado pelo desperdício, o agronegócio, os sem tetos, a poluição do ar e da água entre outros e, as ações e lutas sociais, especificamente, os trabalhos onde os franciscanos e franciscanas estão envolvidos e que geram sinais de vida.

A prosposta foi expressar a comunhão e a interrelação do ideal franciscano com a criação. Era inevitável passar e não parar, olhar, fotografar e perguntar. Muitos ainda sentavam-se ao lado da imagem e repetim a posição de lotus. Em seguida, percorriam os banners para olhar as imagens.

O símbolo de francisco convidou os participantes da Cúpula dos Povos a proclamar o cântico das criaturas, a se indignar com os sinais de morte e a defender os sinais de vida gerado pelas lutas socioambientais. Foi a presença franciscana deixando sua mensagem de justiça, Paz e Ecologia.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Não à "Economia Verde", PRESENÇA FRANCISCANA na Cúpula dos Povos. ligação permanente.

3 respostas a Instalação franciscana deixa mensagem de justiça ambiental na Cúpula dos povos

  1. É emocionante ver a imagem de Francisco em meditação é se abrir para um diálogo inter- religioso,político,social e ambiental parabéns vcs são demais,paz e bem!!!!

  2. Frei João Osmar diz:

    Fico muito feliz em saber que a imagem de São Francisco de Assis e Dos Francianos e Francis acanas de hoje fizeram muito bem durante a Rio + 20!!! Pois é, vai daqui da fronteira com o Uruguai a minha mensagem Franciscana de Paz e Bem!
    Abraços.

    Frei João Osmar.

  3. Édna leite Ramos diz:

    Foi lindo, me emocionei participado deste momento e poder ver como São francisco realmente consegue atingir a todos independente do credo, da etnia e da idade! Paz e Bem! Édna Leite Ramos OFS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s