Sinfrajupe participa do Congresso Clariano em Canindé

Entre os dias 9 e 11 de agosto, aconteceu em Canindé, Ceará, o Congresso Clariano em comemoração aos 800 anos do carisma de Clara de Assis. Participaram cerca de 1.500 pessoas, vindas de todas as regiões do Brasil, das três ordens franciscanas e serviços, entre frades, religiosas, leigos e leigas.

O Serviço Inter-franciscano de Justiça, Paz e Ecologia (Sinfrajupe), participou desse importante evento da Família Franciscana (FFB), com a presença do coordenador Frei José Francisco de Cássia – OFM,  da executiva e do Fabiano Viana, trabalhador do Sefras e leigo participante do Sinfrajupe.  Entretanto, muitos frades, religiosas e leigos presentes no Congresso, são ligados a trabalhos de justiça, paz e ecologia nas regiões onde moram.

O Sinfrajupe instalou no Congresso Clariano a exposição da cosmovisão franciscana na defesa da justiça ambiental. É uma instalação composta por 30 banners e uma imagem de gesso de Francisco de Assis em posição de lótus. Esta é uma proposta de apresentar Francisco de Assis numa profunda interação com o cosmo. A instalação traz o Cântico das Criaturas, como fonte de inspiração e, dois conjuntos com dez banners que expressam os sinais de vida, com as lutas dos movimentos sociais, entre as quais, muitos franciscanos estão envolvido. Ainda, os sinais de morte, representandos por toda a ação humana que interfere na integridade da criação.  Gera a pobreza, o agronegócio, a miséria extrema, a poluição do ar entre outros.

A proposta do Sinfrajupe foi expor essa cosmovisão franciscana, durante as comemorações do Carisma de Clara de Assis, que também comungava do ideal de Francisco por meio da solidariedade e sensibilidade pela dignidade dos empobrecidos de sua época e a declaração da fraternidade universal. Para Francisco e Clara todas as criaturas eram a manifestação do “Bom e Altíssimo Deus”. Hoje, os seguidores e envolvidos pelo carisma, devem e estão envolvidos por uma emergente atitude de preservação e cuidado.

A exposição chamou a atenção das centenas de franciscanos e franciscanas que estiveram em Canindé e deixou sua mensagem de Justiça, Paz e Ecologia, que deve ser uma prática inerente do carisma francisclariano.

O Congresso teve como tema: “Santa Clara de ontem e de hoje: Caminho de Unidade” e como lema: “Vida vivida em função do amor”. Mais nformações: http://www.ffb.org.br

Anúncios
Esta entrada foi publicada em RIO+20 / Cúpula dos Povos. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s