Copa Para Quem?

Dia 01/12/2012, foi a data que abriu  a agenda oficial da Copa do Mundo 2014 no Brasil, pois foi o dia que foi sorteado as chaves da Copa das Confederações de 2013 que antecipa a Copa do Mundo.

Por ser uma data simbólica, também foi o dia de muitas manifestações contra a maneira que a gestão de preparação para esse grande evento está sendo coordenado.

As 12 cidades que irão receber jogos da Copa com enfoque no Rio de Janeiro que além, da copa irá receber as Olimpíadas, estão passando por um processo acelerado de obras para receber os megaeventos. Infelizmente a oportunidade de poder  estruturar  varias cidades como o que aconteceu em Barcelona quando em 1992 recebeu as olimpíadas, não está acontecendo aqui no Brasil.

O processo no Brasil está sendo de uma forma excludente da população deixando pessoas que historicamente viveram e agora ficaram mais ainda as margens da sociedade.

Total falta de participação popular que gera processos de higienização, racismo ambiental nas cidades, levaram vários grupos a pensarem no que hoje se agrupa no Comitê Popular da Copa que tem uma organização em cada cidade.

O ato chamado para o dia 01/12/2012 chamado de: Copa Para Quem, na cidade de São Paulo juntou aproximadamente 1500 pessoas de vários setores da sociedade: estudantes, Ativistas cultural, movimento de moradia, movimento da população em situação de rua, pastorais e muitos outros.

O ato em São Paulo aconteceu da forma que chamamos de ArteVismos , com muita cultura e de forma pacifica o que aproxima a população a conhecer essa luta .

Nos enquanto Sinfrajupe Serviço Inter-Franciscano de Justiça Paz e Ecologia e do Sefras Serviço Franciscano de Solidariedade, também estivemos presentes para apoiar e iremos continuar a acompanhar essa agenda  na visão de contribuir na discussão de eventos que sejam inclusivos, acolhedores para toda população.

http://comitepopularsp.wordpress.com/

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Cidade e conflitos territóriais, Não à "Economia Verde", Portal Popular da Copa. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s