População faz novas denúncias de dano ambiental causado por Mineradora

População faz novas denúncias de dano ambiental causado pela Mineradora Carpathian Gold na Região Norte de Minas

Impactos Carpathian_foto2_8mai2013Impactos Carpathian_foto1_8mai2013

Ontem, no dia 15 de maio de 2013, um grupo de pessoas da Sociedade Civil de Janaúba e Riacho dos Machados, em Montes Claros, reuniu-se com a SUPRAM (Superintendência Regional de Regularização Ambiental). O grupo apresentou várias denúncias e solicitou providências para o órgão do Estado de Minas que é responsável pela regularização ambiental da Mineração de Ouro Riacho dos Machados.

Os moradores da região e representantes de organizações vem denunciando à sociedade as irregularidades que a empresa Carpathian Gold vem cometendo no processo de implantação da mina. Já na audiência pública ocorrida no dia 25 de abril foram feitas algumas denúncias verificadas na área da mineradora – em visita técnica – e no entorno do empreendimento.

Nesta reunião com a SUPRAM o grupo apresentou os dados de uma visita recente realizada nas propriedades vizinhas da Carpathian Gold.

Impactos negativos nas águas

Dois cursos d’água – de um lado o Ribeirão, de outro o córrego Piranga – estão sofrendo impactos com a ação da mineradora.

O Ribeirão, localizado abaixo da área que está sendo implementada a Barragem de Rejeito, recebeu uma quantidade de água e lama que mudou a vida da população local. Com a contaminação da lama:

– a comunidade não tem mais acesso ao “escorrega” (área de lazer) em função da contaminação;

– além da água ficar turva e enlameada, as pessoas estão com medo de algum tipo de contaminação;

– peixes mortos (duas pessoas da comunidade verificaram 9 peixes mortos em dos poços d’água);

– o gado não quer beber água do córrego;

– pessoas da comunidade sem possibilidades de lavar roupa.

–  tem comunidades que as famílias estão sem acesso a água para consumo, tendo que buscar em outras localidades.

As águas do Piranga e seus  afluentes, também estão impactadas. Verificou-se a contaminação por lama e também a qualidade da água que sai de um dique construído pela empresa está alterada.

Outros problemas:

 

– a Empresa vem fazendo explosões duas vezes por semana na qual os próprios técnicos do SUPRAM não tinham conhecimento;

– moradores denunciam falta de conduta da empresa, que vem causando problemas no uso das estradas;

Irregularidades

Após denúncias, resultantes de uma visita na área da empresa, a SUPRAM realizou uma fiscalização e, segundo as informações apresentadas na reunião, apesar do relatório ainda não estar pronto, identificaram irregularidades. Uma delas é o uso da água da antiga cava deixada pela Vale para irrigar as estradas. Disso ocorrerá um auto de infração. Ainda a SUPRAM irá cobrar mais informações da empresa para analisar o real impacto nas águas da região – além daqueles que foram apresentados.

Minerando sem licença??

Segundo o geólogo autônomo que participou da visita técnica, a empresa vem minerando sem a licença de operação. Este ponto foi bastante polêmico na reunião com a SUPRAM, que na opinião do grupo da sociedade civil, a velocidade da exploração da área está causando sérios impactos para a população e meio ambiente e defende que seja feita uma nova fiscalização para comprovar a indicação do geólogo.

Preocupação aumenta!!!

Com os impactos já ocorridos, aumenta a preocupação dos moradores locais e da cidade de Janaúba e Novo Porteirinha com o risco de contaminação das águas por metais pesados em função da exploração do ouro. Além dos cursos dágua das áreas vizinhas à mineradora, temem o risco de contaminar a Barragem de Bico da Pedra (Bacia do Verde Grande, afluente do Velho Chico). Esta barragem abastece o projeto Gorutuba, a população de Janaúba e de Nova Porteirinha, como também, nas estiagens, outros municípios da região.

Alexandre Gonçalves, pela Articulação São Francisco Vivo

Mais Informações: (38) 3222 9736    sfvivo@gmail.com

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Água e Fontes de Energia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s